O principal objetivo do outsourcing é melhorar a eficiência da empresa, oferecendo apoio à estrutura principal e auxiliando nas operações diárias. Essa prática também ajuda a reduzir custos, ao mesmo tempo que traz para a empresa funcionários mais especializados.
Atividades de terceirização de vendas tornaram-se um marco nos negócios internacionais na década de 90. Nessa época, houve um aumento na necessidade das organizações de terceirizarem o setor de sistemas de informações para fornecedores externos.
Hoje em dia, o outsourcing não é feito apenas na área de TI. O principal critério para procurar esse serviço é que ele não seja associado ao core business (atividade central, essência, principal foco de atenção) da empresa. É muito comum, por exemplo, a terceirização de uma equipe jurídica ou de uma firma de contabilidade. Atualmente, o outsourcing vem ganhando força no setor comercial da empresa.
Modelos de outsourcing de áreas comerciais
No comercial, existem vários modelos possíveis. A empresa contratante pode terceirizar o setor de vendas completamente ou, como é mais comum, utilizar su própria força de vendas juntamente com representantes comerciais terceirizados.
Outra opção é o outsourcing da gestão comercial, que é basicamente a substituição do gerente comercial e não dos vendedores. Esse modelo de terceirização de vendas apresenta vários benefícios para o empresário que procura mais eficiência nos resultados de vendas e mais tempo para focar em outros pontos do negócio.
Mais tempo para focar no Core Business
Ao terceirizar a gestão de vendas para uma empresa externa, é mais fácil se concentrar nas atividades principais e melhorar a eficiência do negócio. Aumentar a receita é uma tarefa atingível em menor prazo, pois a equipe interna pode focar na parte técnica da qual tem mais conhecimento, o que leva a uma gestão mais orientada à execução de tarefas estratégicas e cruciais.
O outsourcing comercial permite que especialistas externos capacitados e treinados possam focar na gestão de vendas do negócio. Eles trazem soluções práticas, isentas, exterminam vícios já enraizados na empresa e tornam o processo mais fluido.
Redução de custos operacionais
Setores específicos requerem o emprego de uma equipe especializada: contratação, treinamento e capacitação geram custos altos, que são reduzidos ao transferir essas funções para uma empresa externa. O outsourcing diminui as despesas com o time e tende a diminuir a rotatividade, reduzindo o período necessário para novos vendedores se adaptarem ao processo de vendas e atingirem o potencial máximo de desempenho.
Ao terceirizar a gestão de vendas você pode trazer profissionais de uma empresa disposta a realizar a parte burocrática do processo com disciplina e eficiência, que irá apresentar resultados de forma clara e constante.
Fonte: Gazeta do Povo