Para atrair e convencer investidores, as startups devem destacar sua capacidade de recrutar bem. Isso inclui principalmente a equipe comercial.
Start-ups têm, em sua grande maioria, pouca experiência em vendas, gestão de vendas e recrutamento. Nem sempre está claro logo de início o caminho a seguir ou as possibilidades disponíveis para essas áreas. No entanto, o período crítico ocorre muito rapidamente após a captação de recursos e os resultados esperados.
Para antecipar esse problema e buscar uma solução adequada e profissional, é importante pensar em terceirizar suas equipes de vendas e/ou sua gestão comercial.
1. Recrutamento de vendedores: um mercado sob pressão
Se os perfis Tech são os mais procurados pelos jovens (50%), a necessidade de montar uma equipe de vendas vem logo depois (24%). Só para lembrar, uma equipe comercial inclui vendas, marketing e relacionamento com o cliente.
Um colaborador de uma start-up com cerca de trinta funcionários afirma que “os contratados com perfis técnicos são práticos, mas quando você precisa de traquejo comercial, eles não são os melhores“.
Respondendo à pergunta “quais são os perfis mais difíceis de recrutar?”, 18% dos empresários respondem: perfis comerciais.
Da mesma forma, do outro lado, a natural instabilidade financeira ou a falta de perspectivas profissionais a curto prazo são obstáculos para os candidatos a uma posição em startups.
2. Qual é o custo de um recrutamento fracassado?
O recrutamento é uma verdadeira dor de cabeça para uma empresa em geral, e mais ainda para uma start-up. Após a aquisição de financiamentos, estes precisam crescer rapidamente. Muitos recrutamentos devem, portanto, acontecer em um período de tempo muito curto.
A urgência e o volume de contratações simultâneas aumentam o risco de erros, até porque os jovens empreendedores normalmente têm pouca experiência em recrutamento, vendas e gestão.
VOCÊ SABIA ?
A rotatividade de um vendedor no primeiro ano é de 36%
Em outras palavras, a start-up tem mais de uma chance em três de ver seu colaborador escapar por entre os dedos.
3. Terceirização de vendas como solução
De acordo com o relatório da Skills Jobs Network publicado em outubro de 2021, 46% dos gestores acreditam que precisam de apoio em questões de Recursos Humanos. A convocação de parceiros externos é parte integrante dessa estratégia. Mas esses parceiros não estão enfrentando o mesmo problema de recrutamento? Sim, claro, exceto que recrutamento é o seu expertise. A startup pode terceirizar não apenas suas equipes de vendas, mas todo um pacote que vai desde o recrutamento até o treinamento e a gestão de vendas. A empresa pode se concentrar em seu core business para desenvolver seus negócios.
Terceirizar suas equipes de vendas não requer esperar por um determinado volume de negócios. A operação independe do nível de maturidade da empresa.
Outra vantagem para startups: identificar melhor as métricas e KPIs que realmente importam. Esta informação é então usada para promover o projeto para os investidores durante uma próxima captação de recursos.
Terceirizar suas vendas pode significar economia de tempo, evitando erros que podem reduzir boa parte da sua captação de recursos.