Seus vendedores estão com dificuldades para obter resultados? Seus esforços não levam a uma melhora?
Na maioria das vezes, equipes de vendas internas não têm tempo e recursos disponíveis para avaliar e analisar os resultados a fim de direcionar as ações para o caminho certo. A resposta para esse tipo de problema é a terceirização comercial!
Terceirização comercial. Quando vale a pena?
A terceirização comercial é certamente uma excelente solução para empresas que não conseguem obter resultados satisfatórios. Mas quando isso se mostra uma escolha necessária?
Ao contar com a terceirização, você delega parte de suas atividades a profissionais especializados, implementando uma estratégia eficaz de economia. Este conceito também pode ser aplicado ao setor comercial. Em particular, neste caso, com a terceirização comercial, as empresas terceirizam seus processos de vendas. Imagine ter à sua disposição profissionais de vendas qualificados, que não precisam de treinamento. Este é o sonho realizado com a terceirização comercial.
Em geral, a terceirização comercial é recomendada em três momentos específicos:
- Sazonalidade ou lançamento de produtos, em que é necessário aumentar a equipe de vendas apenas por tempo limitado;
- Diversificação de canais de venda para atingir um público-alvo mais amplo;
- Expansão da cobertura geográfica do negócio.
A terceirização comercial também pode ser pensada em termos de coaching, por um período limitado de tempo. O objetivo nesse caso é que o setor comercial volte a ser parte dos processos internos da empresa após se encontrar otimizado e fortalecido. Nestes termos, o outsourcing poderá ser a solução ideal para as empresas que pretendem qualificar, aperfeiçoar e potenciar as suas metodologias, com o objetivo de adquirir as competências adequadas para uma gestão autônoma e eficiente do seu negócio.
As vantagens da terceirização comercial
Outsourcing não significa terceirizar pessoas, mas terceirizar uma função, de forma a trazer uma nova abordagem para a organização que a ajude a alcançar resultados diferentes daqueles obtidos com uma estratégia de vendas mais tradicional.
Economia de tempo
Ao terceirizar suas vendas, você não precisará treinar sua equipe, economizando tempo. Esse aspecto positivo permitirá que você se concentre em outros aspectos cruciais do seu negócio.
Maior flexibilidade
Outra vantagem da terceirização é a maior flexibilidade quanto às variações do mercado. Graças à terceirização você pode aumentar ou reduzir esforços e investimentos de forma muito flexível.
Resultados aprimorados
Os especialistas em vendas conhecem as melhores técnicas e metodologias de vendas e têm mais probabilidade de sucesso no processo de construção da política de vendas de produtos novos ou melhorados.
Escolhendo a melhor empresa de terceirização
Estamos vivendo uma época de grandes mudanças. Os desafios colocados pela concorrência dos vendedores online e pela internacionalização têm um forte impacto nas estratégias de venda das marcas. A sua equipe de vendas precisa estar cada vez mais informada nas características do produto, conhecer bem o mercado de atuação e entender as formas ideais de interação com os consumidores.
Além disso, os vendedores devem não só serem capazes de responder a todas as perguntas sobre o produto, mas também orientar os potenciais clientes através da experiência de marca proposta pelas empresas – que começa na web, continua nas lojas físicas e depois passa pelo serviço pós-venda, tanto on-line como off-line.
Neste cenário, é vital reinventar e redefinir as estratégias de vendas, apoiando-as com habilidades e conhecimentos que acompanhem as mudanças do mercado. Portanto, é aconselhável avaliar a possibilidade de terceirizar a força de vendas para atingir os objetivos de negócio definidos. A contratação de uma empresa especializada em terceirização comercial deve focar em parceiros que disponibilizem profissionais aptos a oferecer um atendimento personalizado, definindo em conjunto com seus clientes as melhores estratégias para gestão da rede de vendas.