A matéria publicada no site “AgoraVale” comenta sobre a utilização de aplicativos de mensagens para aumentar a presença em múltiplos canais e potencializar o atendimento aos consumidores, além de atrair novos clientes
O avanço da tecnologia tem sido um impulsionador para as mudanças constantes no mercado, especialmente no que diz respeito à incrementação de ferramentas de relacionamento com o consumidor. Com maior distribuição e acesso ao mundo digital – segundo pesquisa do IBGE, a partir dos 10 anos, três a cada quatro brasileiros possuem dispositivos móveis -, o comportamento dos clientes também apresenta mutações em um período menor de tempo.
Se antes a população optava por resolver quaisquer eventuais adversidades pessoalmente com as empresas, agora o movimento é preferido pelos canais de atendimento online, seja e-mail, SAC ou até mesmo as redes sociais. Justamente por isso uma corporação que deseja manter um bom relacionamento com os clientes já conquistados deve manter meios para atender a expectativa desse consumidor, seja um canal para a resolução de dúvidas, problemas ou atualização de promoções e descontos personalizados.
Por outro lado, para conseguir alcançar novos consumidores, sobretudo aqueles que nunca imaginaram comprar ou usar os produtos oferecidos pelo empreendimento, é essencial utilizar planos de marketing que cheguem a mais pessoas, mesmo que elas não estejam tão disponíveis para as campanhas convencionais em televisão e redes sociais. É neste ponto em que os aplicativos de mensagens e o SMS podem potencializar a retenção de público para o negócio e auxiliar na fidelização final.
“Se eu preciso, por exemplo, de um contato imediato, posso utilizar o serviço de voz. Agora, se eu quero divulgar um serviço de desconto ou cupom, o indicado seria usar o SMS. Para cada problemática, uma solução é indicada. É possível também combinar os canais com as ferramentas disponíveis“, diz Gabriela Vargas, diretora de Marketing e Produtos da Zenvia, empresa que oferece soluções de melhorias na comunicação entre empresas e consumidores.
Neste sentido, o SMS torna-se a ferramenta mais indicada para a capitalização e retenção do público, especialmente para as micro e pequenas empresas, devido ao seu custo-benefício. Isso porque, de acordo com a SPC Brasil, a taxa de abertura das mensagens é próxima a 100%, além de o valor destinado à ação ser baixo.
Outro ponto levantado sobre esse tipo de comunicação é que, por mais instantânea que a tecnologia tenha se apresentado, há situações de falha de cobertura de internet no Brasil, atrasando mensagens por meio deste recurso aos usuários. O SMS, no entanto, não é atingido por este ponto, chegando aos celulares de toda a população.
Assim, para especialistas no assunto, é o meio ideal para atingir os consumidores com promoções e campanhas curtas, normalmente em um espaço de até 160 caracteres. Neste cenário, os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram, são alternativas para uma comunicação mais longa, com envio de imagens, documentos e até mesmo áudio aos clientes, sendo uma melhor opção para a realização de atendimentos posteriores à compra ou resolução de dúvidas.
Os dois métodos despontam como aliados dos empreendedores por conta da simplicidade em usá-los, dos preços para mantê-los e da instantaneidade de seus resultados.