Terceirização de vendas é quando uma empresa delega partes do processo de vendas a indivíduos ou agências externas. Isso pode ser feito se a equipe interna não tiver tempo, recursos ou experiência para lidar com todos os processos de vendas internamente.
Terceirizar as vendas pode ajudar a aumentar a flexibilidade e permitir que as equipes de vendas se concentrem em tarefas táticas ou estratégicas de nível superior.
Quando faz sentido terceirizar as vendas?
Tenha uma visão ampla de seu processo geral de vendas. Em seguida, veja quais peças você deve manter internamente e quais peças podem ser feitas por um fornecedor externo. Nunca terceirize partes de suas operações comerciais se outros setores de vendas não estiverem comprometidos com isso. Não adianta enviar e-mails para contatos super qualificados e não fazer o acompanhamento com ligações, ou deixar de fazer um workshop técnico após uma demonstração. Isso prejudicará seriamente o seu negócio. Você não quer esse tipo de má reputação. Tenha certeza do comprometimento de toda a cadeia comercial de sua operação.
Os motivos e gatilhos típicos para terceirizar partes de seu processo de vendas incluem:
- Mudança drástica no modelo de vendas
- Introdução de um novo produto/ serviço que requer habilidades de vendas diferentes.
- Entrada em novos mercados (geograficamente ou segmento-alvo).
As agências de terceirização de vendas tendem a superar o desempenho de sua própria equipe com:
– Experiência comprovada exatamente nas funções de vendas que oferecem.
– Processos de última geração.
– Relatórios e análises otimizados.
– Habilidades correspondentes disponíveis em um modelo de negócios escalável.
Quando NÃO terceirizar as vendas
Vimos empresas com produtos muito bons e materiais de vendas brilhantes sem um ajuste de “Produto X Mercado”.
Essas já experimentaram muitas abordagens diferentes de vendas, mas sempre terminavam com clientes em potencial que diziam:
“Seu produto parece muito bom, mas atualmente nossos principais problemas estão em outras áreas onde seu produto não ajuda. Deixe-me entrar em contato com você em X meses. ”
Você também ouviu isso? Não há muito que você possa fazer aqui, exceto mudar para uma direção completamente nova. A visão dessa nova direção pode vir através de uma empresa especializada em entender o seu negócio e, a partir desse entendimento, criar o modelo ideal de terceirização para vender o seu produto/ serviço para empresas que realmente estejam prontas para ele.