Para uma boa gestão comercial, é necessário um planejamento. Mas, mais importante que fazer um planejamento de vendas, é fazer ele funcionar, certo?
O plano de vendas te dá apoio em muitas situações, inclusive te ajuda a saber o que você precisa fazer para aquele cliente finalmente fechar a compra.
Para um controle maior dos seus clientes, hoje em dia existem opções de sistemas que guardam todos os dados deles, possibilitando que analise individualmente cada situação.
O importante é que esses clientes sejam leads qualificados, ou seja, que você realmente tenha certeza que ele tem potencial para adquirir seu serviço ou produto.
Mas afinal, o que é gestão comercial?
Gestão comercial nada mais é d que o processo de compra e venda de produtos e serviços da sua empresa.
Através dela o empreendedor cria a melhor experiência de compra para seu cliente, buscando assim bons negócios e oportunidades para gerar resultados. O responsável por encontrar as melhores oportunidades e distribuir as demais atividades entre os vendedores, é o gestor comercial. A gestão comercial, por fim, tem a missão de manter um bom relacionamento com clientes e fornecedores.
Equipe de Vendas
A equipe de vendas é a principal ferramenta nesse processo, pois é através dela que vão surgir os resultados de vendas e negociações. Investir na equipe de vendas, portanto, é essencial. Investir em treinamentos que motivem, bonificações, comissões… Quanto maior o desempenho da equipe de vendas, maior será o crescimento nos resultados comerciais da empresa.
Se pretende realizar uma reestruturação da equipe de vendas, é importante ressaltar os principais pontos:
- Dimensionamento da força de vendas
- Definição de canais de vendas
- Meta por produto
- Investimento em Marketing
- Meios de comunicação para divulgação
- Remuneração e campanhas de incentivo para vendedores.
Um bom planejamento aumenta as chances de sucesso da gestão comercial na sua empresa.
Por: Erika Busnello