O mês de Fevereiro é marcado pela campanha de conscientização para Leucemia, Fibromialgia, mal de Alzheimer e Lúpus, doenças que podem ser diagnosticadas precocemente. Com informações de fácil acesso e conversas sadias, podemos mudar preconceitos e limitações que as cercam, reproduzir um pensamento otimista frente ao diagnóstico.
O que a Fibromialgia, o mal de Alzheimer, o Lúpus tem em comum ?
As quatro doenças não tem hora para se manifestarem, e podem ser diagnosticadas precocemente. Por isso, duas campanhas foram criadas para disseminar informações sobre essas doenças.
Como Surgiram as cores ?
A campanha do Fevereiro Roxo foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais). Seu lema é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. Não existe um calendário oficial de conscientização. O trabalho geralmente é feito por ONGs e, muitas vezes, apoiado por prefeituras e governos estaduais, que promovem palestras, ações de informação sobre as doenças e até mutirões de saúde.
Criado em 2005 o Fevereiro Laranja pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de campanha de utilidade pública a qual visa tentar evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.
“se não houver cura, que ao menos haja conforto”
Leucemia
O que é?
Um câncer maligno, que causa o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as saudáveis.
Quais os sintomas?
- Dores nas articulações e nos ossos;
- Febre persistente, sem razão aparente;
- Infecções frequentes;
- Sangramento nasal e na gengiva;
- Perda de peso involuntária;
- Surgimento repentino de hematomas no corpo;
- Tontura frequente.
Lúpus
O que é?
Doença que faz com que o sistema imunológico passe a atacar células do próprio corpo, que passam a ser vistas como inimigas.
Quais os sintomas?
- Confusão mental;
- Manchas avermelhadas na pele;
- Febre persistente;
- Dor nas articulações;
- Fadiga.
O diagnóstico para Lúpus não é tão simples, porque os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa e mudam com o passar do tempo, o que em muitas vezes confunde com os sinais de outras doenças. Por isso, ainda não há nenhum exame ou teste específico para diagnosticar o lúpus, mas isso pode ser feito com segurança a partir de exames de sangue, urina e dos sintomas clínicos apresentados ao médico durante exame físico. Ainda não existem formas conhecidas de se prevenir o Lúpus, tendo em vista que as causas da doença ainda não são totalmente conhecidas e também não há vacinas.
Fibromialgia
O que é?
Síndrome que provoca dores fortes em todo o corpo por longos períodos de tempo.
Quais os sintomas?
- Dor generalizada;
- Inchaço e sensibilidade nas articulações;
- Fadiga;
- Perda de memória.
O principal tratamento da Fibromilagia é não-medicamentoso, recomenda-se fazer o exercício aeróbico, aquele que mexe o corpo todo e acelera os batimentos cardíacos. Além disso, é importante entender sobre a doença (educação) e alguns casos terapia psicológica pode ser útil, principalmente para aprender a lidar com a dor crônica no dia a dia. As medicações também são úteis para diminuir a dor, melhorar o sono e a disposição do paciente com fibromialgia, para permitir a prática de exercícios físicos.
Mal de Alzheimer
O que é?
Doença degenerativa que destrói as células cerebrais.
Quais os sintomas?
- Perda de memória;
- Confusão mental;
- Dificuldade para lembrar, como executar tarefas simples do dia-a-dia.
O Alzheimer pode ser tratado pelo psiquiatra, geriatra ou por um neurologista e o tratamento é medicamentoso capaz de minimizar os distúrbios da doença e propiciar a uma redução da progressão do comprometimento cognitivo, do comportamento e da realização das atividades da vida diária. O Alzheimer é a forma mais comum de demências e ocorre em pessoas de idade, sendo responsável por mais da metade dos casos de demências no país, conforme o Ministério da Saúde.
Este mês se faz necessário para a formação e conscientização de todos. Hoje em dia, com as tecnologias avançadas promovem a expectativa de vida das pessoas diagnosticadas com estas enfermidades, reforçando e descontruindo crenças limitantes para que precocemente sejam realizados os primeiros exames.