André Costa Leal alerta sobre a importância de mudar nossa visão do marketing, buscando não somente a venda, mas oferecer uma experiência de compra atraente.
“O ritmo da mudança é tão rápido que a capacidade de mudar se tornou, agora, uma vantagem competitiva” – Philip Kotler.
A frase se encaixa perfeitamente no momento atual, em que rápidas e necessárias transformações passaram a fazer parte do cotidiano.
O ano de 2020 não só entra para a história por conta da pandemia do coronavírus, mas também por todas as mudanças e pela aceleração de tendências. É fato que surgiram barreiras no que diz respeito à interação social física, mas um mundo que estava em crescimento teve seu boom nesse período: as possibilidades virtuais.
Quem já estava inserido nas redes online teve de intensificar a presença por lá, já quem ainda não estava nesse “mundo” teve de, às pressas, se reinventar e explorar esse campo. Uma coisa é certa: as estratégias tiveram de ser repensadas. O comportamento de todos precisou de mudanças e isso refletiu nos negócios.
Uma nova visão
O fato é que, com a crise econômica, muitos consumidores preferem se resguardar. Por isso, do outro lado da balança, os empreendedores sentem os prejuízos financeiros. Cenários inesperados como esse exigem mudanças.
As organizações que investem em estrutura interna, tecnológicas e humanas, bem como em ferramentas de marketing estratégico buscando informações que podem ser utilizadas a favor da diferenciação das demais organizações que competem no mesmo mercado, vão se destacar e conseguir se manter em meio a um cenário de crise.
Vivemos um momento em que é exigido mais autenticidade e transparência perante aos consumidores. Isso porque hoje as pessoas têm mais facilidade de interagir com as empresas e influenciar no desenvolvimento de produtos e até no próprio marketing. É necessário flexibilidade, cautela e atenção às expectativas dos clientes.
Novos caminhos do Marketing
Ao compreender que a implantação de uma estratégia de marketing pode ser altamente eficaz, tanto na captação de clientes como na melhoria da imagem do negócio perante o público, o próximo caminho é trabalhar isso no dia a dia da organização. Criar estratégias de atração, conversão e retenção de clientes é imprescindível. Mais do que isso, é perceber que o Marketing 4.0 chegou para ficar. É preciso reconhecer que as novas tecnologias e a internet moldam nossos comportamentos. Por isso é tão importante estreitar relacionamentos e se atentar às mudanças da trajetória do consumidor na era digital.
O grande desafio das marcas, no entanto, é saber envolver o público cada vez mais. É preciso de estratégias individuais e saber que mais do que vender produtos ou serviços, é preciso oferecer uma experiência, pois isso impacta diretamente em qualquer decisão de compra.
No mais, diferente do que podem pensar, o marketing não trata-se só de propaganda ou venda, isso faz parte. O marketing estratégico, que contempla estudos de mercados, performance e resultados é um aliado imprescindível das empresas para o alcance de qualquer objetivo.