Brasil se manteve na 46ª colocação em ranking internacional
A Coreia do Sul novamente recebeu o título como o país mais inovador do mundo, de acordo com o Bloomberg Innovation Index 2021. Esta foi a sétima vezes que o país ficou em primeiro lugar nos noves anos de realização do estudo.
O país asiático havia perdido a liderança em 2020 para a Alemanha, segundo o relatório, após uma sequência de seis anos consecutivos como a nação mais inovadora no mundo. E o país europeu, primeiro colocado no ano passado, agora aparece na quarta posição.
O estudo foi novamente dominado por países europeus e asiáticos, com as exceções dos Estados Unidos e Austrália nas 20 primeiras colocações.
País mais inovador tem destaque em patentes
Alguns dos fatores decisivos para a retomada da Coreia do Sul ao topo do ranking foram o seu aumento no número de patentes, um forte desempenho em Pesquisa e Desenvolvimento e manufatura.
O estudo aborda sete métricas igualmente importantes para a produção do ranking global final: atividade de patentes, concentração de pessoal em pesquisa, ensino superior, densidade de empresas de tecnologia, produtividade, valor agregado de manufatura e despesas de pesquisa e desenvolvimento. Um ponto importante compartilhado pelo ranking da Bloomberg é de que muitos dados chegaram para a apuração antes do início da pandemia do novo coronavírus no Ocidente em 2020.
Destaques positivos e negativos
Além da Coreia do Sul, outro país que se destacou positivamente em 2021, mas desta vez do velho continente, foi Malta. O arquipélago situado na região central do Mediterrâneo foi o que mais evoluiu no estudo desde o último ano, dentre os 60 melhores colocados, subindo cinco posições. Já na outra ponta, o destaque negativo ficou com Argélia, localizada ao norte no continente africano, passando de 49º para 59º.
E o Brasil, segundo o estudo, se manteve na mesma colocação de 2020, em 46º lugar. Já Uruguai, Sérvia e Irã apareceram pela primeira vez no ranking.
Confira o top 20 com os países mais inovadores do mundo.
Países mais inovadores do mundo em 2021
1º Coreio do Sul
2º Singapura
3º Suíça
4º Alemanha
5º Suécia
6º Dinamarca
7º Israel
8º Finlância
9º Holanda
10º Áustria
11º Estados Unidos
12º Japão
13º França
14º Bélgica
15º Noruega
16º China
17º Irlanda
18º Reino Unido
19º Austrália
20º Itália
fonte: Bloomberg