O sucesso do Outsourcing de Vendas depende de seu envolvimento com o processo de migração. Algumas dicas podem ajudá-lo a fazer a transição de forma simples.
1. Faça uma auditoria interna de vendas
Antes de começar a procurar parceiros de vendas terceirizadas, é importante conhecer o seu processo de vendas. Os resultados ajudarão você a tomar decisões assertivas para as suas necessidades, além de ajudar o parceiro de Outsourcing de Vendas a entender exatamente o que a sua empresa necessita.
2. Encontre os seus motivos
Identificar seus motivos para terceirizar as vendas, seus objetivos e as métricas que você usará para medir o sucesso (KPIs: indicadores-chave de desempenho) são muito importantes. Esta lista irá orientar a sua tomada de decisão. Compartilhe e discuta seus motivos, metas e métricas com seu parceiro de terceirização de vendas para que todos estejam na mesma página.
3. Inclua sua equipe de vendas e de marketing
Se você já tem uma equipe de vendas e marketing, certifique-se de que eles entendam e estejam de acordo com a transição. Na maioria dos casos, eles trabalharão de perto com a empresa de Outsourcing de Vendas e, portanto, é importante que estejam alinhados.
4. Defina um orçamento
Seja estratégico sobre o processo de terceirização de vendas. Considere quais são seus objetivos e determine um orçamento. Neste momento você se apoiará fortemente em sua auditoria de vendas e em seus objetivos, motivos para terceirização e KPIs para determinar quais recursos serão necessários para atingir seus objetivos.
5. Escolha um parceiro aberto a entender o seu negócio
Existem muitas empresas de Outsourcing de Vendas. A ideal para seu negócio é aquela disposta a utilizar o seu conhecimento para criar suas estratégias. Essa sinergia diminuirá seu tempo de ROI. Procure por um parceiro que entenda sua auditoria de vendas e metas.
6. Seja aberto e colaborativo
Alguns obstáculos no caminho para a terceirização de vendas irão ocorrer sempre, assim como em qualquer novo empreendimento. Não tenha medo de mudar as estratégias à medida que seus objetivos e necessidades mudam. Você pode descobrir que começar com uma campanha de divulgação leva a mais chamadas recebidas e precisará adicionar uma equipe de recepcionista virtual para lidar com tudo isso. Também é possível que seus clientes o surpreendam ao buscar suporte online via chat ao vivo em vez de ligações telefônicas.
Como todos os outros componentes do seu negócio, mantenha o foco nas necessidades de seus clientes e mantenha a comunicação aberta entre você e seu parceiro de vendas.