Vender é um dos principais objetivos de todas as empresas. Contudo, esse processo vem passando por uma série de modificações. Estamos no meio do furacão gerado pela grande revolução tecnológica. Nas empresas, a área comercial é um dos que enfrentam mais novidades – seja para o bem, seja para o mal.
Transações comerciais sempre passam por modificações, mas a que o mundo está enfrentando veio para ficar. Por esse motivo Luciano Giarrochi, CEO da Itibam, deu cinco orientações para se adequar a realidade:
- Crie processos na área comercial
Muitas atuavam de forma empírica. Hoje as empresas estão se preocupando muito mais com esse tema, planejando, criando e implementando processos comerciais, com o objetivo de padronizar atividades e permitir que tudo seja mapeado e melhorado constantemente. - Se adeque às novas tecnologias e novos termos
A internet veio para revolucionar as vendas. Assim, se atente a esse mercado. Também ganharam força termologias diferentes, relacionadas às vendas. Dentre elas, se destacam as ferramentas de automação de fluxo de prospecção, softwares para gestão comercial, plataformas etc. - Garanta uma boa experiência de compra
Proporcionar bons sentimentos para um cliente é fundamental para o sucesso de uma operação. Exemplo é que existe uma preocupação muito grande em executar uma venda consultiva. Mas a realidade é que pouca gente realmente sabe o que é isso. - Capacite seu vendedor
Para uma boa venda, o que potencializa resultados é o quanto o vendedor consegue entender o negócio do cliente e o quanto ele consegue extrair e entender sobre a sua realidade, suas dores, suas necessidades e como o produto ou serviço pode resolver e ajudar. - Entenda o cliente
Busque uma boa relação fidelizando o cliente. Pergunte, investigue e se conecte com ele. Lembre-se: muito dos resultados de vendas vêm de um planejamento bem estruturado e bem executado.
Por: Paulo Ucelli – Segs