Implantar um serviço de Atendimento ao Cliente pode causar uma significativa diferença no crescimento de seu negócio, especialmente em um momento em que os clientes precisam de atendimento não presencial.
A sua demanda cresceu, e seu negócio está em expansão, mas com esse aumento nas vendas, surgiu outra necessidade: um canal de atendimento exclusivo e profissional para atendimento aos clientes. Uma solução terceirizada de Serviço de Atendimento ao Cliente pode ser uma excelente solução para seu negócio. Através desse serviço torna-se mensurável o nível de satisfação e a quantidade de reclamações de uma empresa.
Para implantar um SAC na sua empresa, são necessárias algumas medidas:
- Planejamento;
- Capacitação de funcionários;
- Fluxos internos bem definidos.
Planejamento
O Planejamento estratégico deve ser adotado em tudo o que for fazer na sua empresa. É nesse momento que a empresa deve considerar custos, responsáveis, datas previstas e processos. Além disso, é importante entender que o Planejamento Estratégico deve receber acompanhamento constante, para avaliar possíveis alterações necessárias para seu correto funcionamento.
Capacitação
Os atendentes têm que estar preparados para atender e responder aos questionamentos dos clientes que entram em contato. Capacitação é a chave para esse momento. Além de treinamentos específicos para os produtos da empresa, o atendente precisa de conhecimentos específicos sobre como cativar e encantar o cliente, tornando-se um ponto ativo de captação de negócios.
Um atendente que conheça muito sobre o produto, mas que não tenha habilidade em entender e responder aos questionamentos do cliente acaba por perder uma venda. O conhecimento do produto e a habilidade de atendimento devem estar equilibrados.
Outra coisa importante é alinhar a postura da equipe de atendimento com a imagem que a empresa deseja apresentar ao mercado.
Fluxo interno
Organizar o fluxo das informações é essencial para uma resposta rápida e satisfatória para qualquer demanda recebida de um cliente em potencial. Entender as responsabilidades e direcionar corretamente as solicitações traz agilidade no processo de atendimento de clientes, além de facilitar a venda. É importante que o empresário entenda as demandas recebidas e direcione corretamente aos responsáveis diretos, para que a solicitação seja atendida com a máxima urgência possível.
Nesse ponto, uma empresa terceirizada, com olhar treinado em atendimento, pode auxiliar na definição e adequação do fluxo interno de informações, agilizando a análise das solicitações e entregando as melhores respostas ao cliente.
SAC na Nuvem?
Essa modalidade de atendimento, que é bem difundida em outros países, mas que no Brasil era privilégio de grandes empresas, vem se popularizando para pequenas e médias empresas. A implantação desse tipo de solução agrega qualidade no atendimento ao cliente e baixo custo de implantação. O serviço pode oferecer desde atendimento telefônico básico, até integração de todos os canais de entrada de contatos, como site, redes sociais, e-mails e formulários de contato.
Independente do tamanho do negócio, o serviço pode se adaptar a qualquer necessidade, inclusive com atuação ativa de captação de clientes, geração e tratamento de leads, e efetivação de vendas.