Na matéria publicada no site SEGS, Pedro Ghiatã explica as vantagens de se utilizar de um serviço de outsourcing especializado para minimizar custos e melhorar o desempenho da equipe de vendas.
O outsourcing especializado é uma modalidade de contratação que pode oferecer diversas vantagens para empresas de qualquer área. Essa é uma modalidade de contrato que serve mais para atividades que requerem altos níveis de qualificação.
De acordo com o sócio-diretor da Infotec Brasil, Pedro Ghiatã, é importante conhecer as vantagens do outsourcing especializado para considerar essa opção como viável para um negócio.
“Em primeiro lugar, você precisa diferenciar o outsourcing especializado da terceirização,” afirma Pedro. “A terceirização normalmente se refere a serviços gerais, como a limpeza de um prédio, por exemplo. Já o outsourcing especializado é diferente. Através dele, o que ocorre é a contratação de uma mão de obra especialista e qualificada. Assim, essa é uma modalidade de contrato que serve mais para atividades que requerem altos níveis de qualificação, mas que não fazem parte do core business, ou essência do negócio, da empresa. Por exemplo: Toda empresa precisa fazer a sua contabilidade, e essa é uma atividade que demanda a participação de um especialista. Mas, ao invés de criar um setor para fazer isso na empresa, é possível contratar esse serviço de forma externa. Esse é o outsourcing especializado “.
Assim, uma das principais vantagens dessa modalidade seria a possibilidade de contar com serviços especializados. “Se você tem um especialista na área cuidando de uma atividade específica, o processo vai ser muito mais ágil e eficiente,” diz Ghiatã. “E isso é positivo para todo o funcionamento da empresa, afinal, se um procedimento funciona melhor, todos os outros podem acompanhar o ritmo que ele estabelece”.
Além disso, o especialista também comenta que o outsourcing especializado pode ser positivo para a produtividade da empresa. “Se existe uma equipe especializada cuidando de um setor que precisa ser administrado, mas que não é o core business da empresa, então o restante dos funcionários tem mais tempo e oportunidades para focar no core business. Desse modo, a produtividade aumenta, porque os procedimentos internos se tornam mais focados e mais eficientes.