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INTRODUÇÃO

Capacitação de Instrutores: Ter conhecimento não basta, é preciso técnica para transmiti-lo de maneira adequada, afim de que seja absorvido pelo público.

Definimos o papel do multiplicador, os 4 As do treinamento, Métodos de transmissão de conteúdo, como elaborar um programa de treinamento, seus principais desafios, esclarecemos os problemas mais comuns de instrutores principiantes e como lidar com eles.

Destacamos a importância da COMUNICAÇÃO (seja ela verbal ou não verbal), como evitar barreiras e construir um plano de aula. Tudo isso faz parte do nosso conteúdo programático do treinamento Capacitação para Instrutores.

OBJETIVO

Capacitar instrutores de treinamento, desde o levantamento de necessidades, passando pelo desenho do programa e as melhores técnicas para ministrar o conteúdo do programa, visando o desenvolvimento de competências e desenvoltura necessárias para transmitir os conhecimentos de forma eficaz. Possibilitando também, que os participantes vivenciem na prática a utilização de técnicas e metodologias apropriadas.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que pretendem exercer o papel de instrutor de treinamento, ou que desejam se aperfeiçoar na arte de transmissão de conhecimentos.

CARGA HORÁRIA

O treinamento tem duração total de 16 (dezesseis) horas, contemplando teoria e atividade prática

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Objetivo do Treinamento
  • Conceito de Aprendizagem
  • Andragogia:

• Conceito de Andragogia

• Princípios do modelo andragógico

  • Treinamento:

• Conceito

• Maior desafio do Treinamento

• Para que treinamos

• Papel do Multiplicador

• Perfil do Multiplicador

• Doze problemas mais comuns de instrutores iniciantes:

· Medo

· Credibilidade

· Experiências Pessoais

· Aprendizes Difíceis

· Participação

· Controle do Tempo

· Ajuste do treinamento

· Perguntas

· Feedback

· Equipamentos , Materiais e Instalações

· Aberturas e fechamentos

· Dependências da anotações

  • Comunicação:

• Conceito

• Processo de Comunicação

• Um plano de Comunicação

• Comunicação Verbal

• Comunicação Não Verbal

• Barreiras na Comunicação

• Tipos de Barreiras

• Exercício de pontuação

  • Os 4 “As” do treinamento:

Antecipação (Tudo que preciso preparar antes da aula)

Apresentação (Cuidados com o conteúdo do programa)

Aplicação (Como devo me portar durante o curso)

Acompanhamento (Em que devo estar atento)

  • Avaliação dos Resultados do Treinamento:

• Avaliação de Reação

• Avaliação de Aprendizagem

• Avaliação do Comportamento no Cargo

• Avaliação do Resultado

  • Métodos de transmissão de conhecimento:

• Aulas Expositivas

• Workshops

• Seminários

• Dinâmicas de grupos

• Gameficação

• Hands on

• Simulação

• Estudo de Casos

• Storytelling

  • Etapas do processo de Treinamento:

• Levantamento de Necessidade de Treinamento

• Desenho do Programa de Treinamento

• Aplicação do Programa de Treinamento

• Avaliação dos Resultados do Treinamento

  • Atividade Prática de simulação de treinamento
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