
A Saraiva reuniu, na manhã de ontem (19), seus acionistas e investidores para mostrar como está se preparando para se tornar uma empresa 100% de varejo. Com a venda dos ativos editoriais da companhia para a Somos Educação (que deve ser concluída ainda esse ano), a Saraiva enfrenta agora o desafio de criar um novo posicionamento.
Para combater esse cenário mais “desafiador” de 2015, a Saraiva resolveu cortar despesas. “Temos que cortar despesas como se corta as unhas. Se não cortar todos os dias, elas voltam a crescer”, disse Jorge Saraiva Neto, diretor-presidente da casa.
Para isso, já simplificou a sua estrutura organizacional (em 12 meses reduziu sete diretorias e três gerências), criou um conjunto de ações para aumentar a produtividade em lojas e tem renegociado com mais firmeza contratos. A multicanalidade foi apresentada como uma das fortalezas e um dos pilares de diferenciação da empresa.
Os representantes da empresa falaram ainda sobre a relação com editores, a performance do digital e do e-commerce dentro da estrutura da companhia. Além disso, traçaram um perfil dos consumidores da varejista.
Fonte: GSMD