MÉTODOS

Treinamento e Desenvolvimento: Entende-se por métodos os diferentes modos de proporcionar uma dada aprendizagem, são as diversas maneiras que o instrutor tem de transmitir as informações para seus aprendizes:

  • Expositivo: É o método mais tradicional, no qual o treinador apresenta as informações, enquanto os treinandos adotam uma postura mais passiva, predominantemente como ouvintes. Ideal que associado com outros métodos, para não tornar o treinamento cansativo.
  • Workshop: É uma reunião de grupos de pessoas interessados em determinado projeto. Os aprendizes são convocados a participar, normalmente vivenciando experiências que remetem ao tema em discussão.
  • Dinâmicas de Grupo: As dinâmicas são exercícios realizados em grupos, usados para melhorar o entrosamento dos participantes, auxiliar na interação entre eles e observar diversas características desses participantes, como: liderança, trabalho em equipe, capacidade de argumentação, capacidade de resolver problemas, etc…As dinâmicas de grupo são sempre utilizadas em Treinamento e Desenvolvimento.
  • Simulação (Role Play): Simulação de uma situação do cotidiano dos treinandos em relação ao conteúdo que esta sendo apresentado. É uma forma especial de “jogo de papéis”, que busca elencar soluções para um possível problema empresarial.
  • Estudos de Casos: O instrutor viabiliza um case aos participantes, que deve conter alguma problemática ligada ao conteúdo que está sendo aprendido. Os participantes devem estudar o caso, discutir sobre ele, dizer o que fariam de diferente, onde estão os acertos e/ou erros do personagem do caso e trazer possíveis soluções para a problemática apresentada.
  • Hands on: Hands on refere-se a “por a mão na massa”, “aprendendo fazendo”, ou seja, possibilita a aprendizagem através da prática. O aprendiz tem a possibilidade de aprender sobre um determinado tema, fazendo na prática o que está sendo ensinado.
  • Debate: O instrutor passará conceitos sobre o tema que será abordado, posteriormente os participantes deverão responder as questões propostas pelo mediador, terão tempo cronometrado para discutirem entre si e falarem as respostas. Através desse formato utilizado em treinamento e desenvolvimento, podemos de maneira interativa e descontraída transmitir os conteúdos sobre o tema a ser abordado, observar o grau de compreensão dos participantes sobre o mesmo, estimular seu raciocínio, desenvoltura, comunicação e trabalho em equipe.