Qual a sua visão sobre um profissional terceirizado? O outsourcing é uma oportunidade tanto para a empresa que deseja contratar um colaborador especializado com rapidez e facilidade, quanto para o profissional que almeja dinamicidade em sua carreira.
Hoje, o conceito de consultoria se popularizou no Brasil e muitas pessoas se preparam para ocupar vagas que lhe permitem entregar projetos para diferentes empresas em um curto espaço de tempo. Apesar disso, ainda temos resquícios de uma visão antiga que subestima indivíduos contratados por empresas terceiras.
O que é Outsourcing?
Antes de mais nada, é importante entender o que é o outsourcing. O termo em inglês é utilizado para definir a terceirização. Entretanto, neste caso, a pessoa ou empresa terceirizada oferece um serviço especializado. Ou seja, o outsourcing é a alternativa perfeita para empresas que não possuem expertise ou infraestrutura para executar determinada ação.
Com a velocidade dos avanços tecnológicos, essa prática vem sendo cada vez mais necessária para organizações que não querem ficar para trás. O outsourcing proporciona facilidade na aquisição de serviços primordiais para o funcionamento e a competitividade de diferentes negócios. Esta prática garante que a organização foque no que ela sabe fazer, enquanto os especialistas da empresa terceirizada cuidam do restante.
Para deixar para trás: a antiga visão sobre profissionais terceirizados no Brasil
Quando me formei e fui trabalhar como terceirizado anos atrás, logo percebi o estigma que existia sobre esse regime de trabalho em nosso País. O trabalho terceirizado era visto como um subemprego, um prêmio de consolação.
Todo esse preconceito vinha da antiga visão de carreira, de há uma ou duas décadas, em que ser bem sucedido significava, ter uma carreira estável, entrar em uma empresa, ali crescer e ficar por muitos anos. Neste contexto, o terceirizado era visto como instável e, portanto, mal sucedido.
Entretanto, os tempos são outros, as novas gerações não têm esse tipo de conexão com as empresas e possuem uma outra visão sobre sucesso profissional. Então, o que era uma desvantagem tornou-se uma vantagem: trabalhar em uma consultoria gera dinamicidade na carreira. Afinal, a cada ano você pode estar atendendo uma empresa diferente.
A aceleração da dinâmica do mundo advinda dos avanços tecnológicos e as próprias corporações mudaram a perspectiva do outsourcing, que passa a ser visto como uma oportunidade de acelerar processos e reduzir a burocracia.
As Vantagens do Outsourcing
As principais vantagens do Outsourcing para as organizações são:
- redução de gastos com salários, benefícios e até com infraestrutura e custos fixos;
- resposta rápida e eficaz às mudanças do mercado;
- fortalecimento de processos;
- fortalecimento da marca empregadora;
- vantagem competitiva em relação às outras empresas do setor com melhores tecnologias e maior alcance;
- conexão e conhecimento de novas tecnologias;
- otimização dos prazos e qualidade das entregas;
- dados precisos para otimizar decisões;
- utilização de grandes talentos e recursos em setores estratégicos;
- flexibilidade dentro da organização;
- ambiente dinâmico.
Outsourcing – potencializando resultados das organizações
O processo de Outsourcing permite que a empresa aumente a produtividade e otimize os processos rotineiros, extraindo o máximo potencial de cada área. Podendo assim, aumentar o processo de produção, acessar melhores tecnologias e reduzir custos dentro da sua organização.
Ao delegar algumas funções, a empresa otimiza tempo de equipes e melhora a qualidade das entregas para o cliente final. Lembrando que, nesse processo é importante contratar uma empresa que, de fato, se preocupe em assegurar os direitos das pessoas contratadas. Deste modo, tanto a corporação contratante quanto as pessoas contratadas pela empresa terceirizada saem ganhando.